inovações na construção civil - casa de alvenaria

Conheça o licenciamento do sistema construtivo que reduz custo e aumenta a qualidade.

Patentes verdes
casa de alvenaria
Redução de custos

Redução de custos

rapidez na execução

Rapidez na execução

menos mão de obra

Menos mão de obra

alto grau de industrialização

Alto grau
de industrialização

construtora e minha casa minha vida

Sistema construtivo excelente para construtoras, consórcios, spes e cooperativas de habitação.

inovações na construção civil

As casas construídas neste sistema permitem o financiamento de bancos públicos e privados.

Certificação permite operar no programa minha casa, minha vida.

casas minha casa minha vida

FUGINDO DA MONOTONIA DOS CONJUNTOS HABITACIONAIS

Estamos habituados às imagens de imensos conjuntos habitacionais formados por casas todas iguais, dispostas de formas rigidamente simétricas. Esse padrão está tão impregnado, que quase sempre é reproduzido, como se não houvesse alternativa.
 
http://www.capitalteresina.com.br/noticias/teresina/processo-judicial-quer-retomar-casas-abandonadas-do-jacinta-andrade-4217.html.
 
https://linhaslivres.wordpress.com/2014/08/17/desigualdade-pessoas-sem-casa-casas-sem-pessoas-leitura-da-manha/.
 
O arquiteto egípcio Hassan Fathy¹, atento ao sentido simbólico do espaço, refere-se a essas "monótonas fileiras de habitações idênticas, que na maioria das vezes são consideradas como sendo tudo o que os pobres merecem".  E alerta sobre os efeitos : "Se se enfiar as famílias dentro de fileiras e mais fileiras de casas idênticas, então algo nessas famílias morrerá, principalmente se elas forem pobres. As pessoas se tornarão desinteressantes e desanimadas como as suas casas, e a imaginação delas murchará".
 
  https://www.acritica.com/channels/cotidiano/news/diario-oficial-traz-procedimentos-para-obtencao-da-carta-minha-casa-minha-vida.
_________________________
  FATHY, 1980, p. 96. (FATHY, Hassan. Construindo com o povo: arquitetura para os pobres. Rio de Janeiro: Salamandra, 1980, 261 p., il).
  IDEM, p. 47.
 
 
http://www.ima.al.gov.br/autorizacao-e-licenca-ambiental-sao-entregues-para-conjuntos-habitacionais/.
 
Embora as montadoras ofereçam um número limitado de modelos de veículos, o usuário pode personalizar o "seu" automóvel, escolhendo dentre uma gama de cores e múltiplos acessórios. Assim, mesmo que sejam poucas opções de modelos, na prática há uma inumerável diversidade de variações.
 
A industrialização da construção conduz a uma limitação de modelos. Contudo, tal como ocorre com os automóveis, devem ser oferecidas aos usuários alternativas para que possam estampar, nas suas casas, a afirmação de sua personalidade, e não somente ter a sensação deprimente de fazer parte de um rebanho indiferenciado e sem expectativas. 
 
Quando, nos anos 1970, eu iniciava a conceber o sistema construtivo que agora apresento, fui analisar um conjunto residencial popular em Canoas, RS, inaugurado um ano antes. Eram centenas de casas absolutamente brancas e iguais. Surpreendi-me com a variedade de formas com que me deparei; decorrido em torno de um ano da inauguração, em boa parte das unidades as pessoas haviam feito alguma intervenção, muitas vezes de pouca monta, para personalizar suas casas: trechos revestidos de cerâmica, aplicações de plaquetas imitando tijolos à vista, construção de alpendres, colocação dos mais diversos tipos de grades, pinturas nas cores as mais diversas, construções de anexos, substituição de esquadrias, organização de floreiras, etc. Imediatamente percebi que, assim agindo, as pessoas buscavam marcar em suas casas um pouco de si mesmas.
 
Tirei daí uma lição, e agora ofereço, no Sistema Posenato, inúmeras possibilidades de personalização das casas, a custo irrelevante, assim como ofereço, para cada terreno, um modelo de casa adequado a aproveitar as peculiaridades do local, especialmente sua orientação solar.
 
Ao invés de insistir nas quase invariáveis "filas de casas idênticas", os empreendimentos poderiam ser planejados levando em conta a topografia, a paisagem, a insolação, as brisas dominantes, o sentido simbólico do espaço. Estamos perdendo a grande oportunidade de, sem acréscimo de custos, criar conjuntos urbanos com qualidade e beleza arquitetônicas, onde as pessoas tenham conforto para habitar, alegria de viver e se sintam realizadas como pessoas.
 
Arq. Júlio Posenato
fevereiro de 2018
 
 
Um único modelo, no Sistema Posenato, pode apresentar inumeráveis visuais peculiares, personalizando a unidade. 
 
 
 
 
 
Exemplo de casas produzidas pelo Sistema Posenato, a partir do mesmo jogo de formas.

Implante o sistema construtivo Posenato em sua construtora.

Fale Conosco

CNPJ 27.358.678/0001-05

Logo Posenato Sistema Construtivo - Sistema inovador e de baixo custo

Siga a gente nas
redes sociais

Venha fazer uma visita

R. Almirante Gonçalves, 192 - Térreo

Bairro Menino Deus, Porto Alegre - RS

CEP: 90160 - 040

Site criado porAção Web - Sites e Marketing Digital